Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora

 

FMAusiliatrice

Brasão do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora

O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) foi fundado em 5 de agosto de 1872, na cidade italiana de Mornese, a partir do anseio de Dom Bosco em criar uma obra que pudesse realizar, entre as meninas, o trabalho educativo que já realizava entre os meninos. Tal anseio surgiu a partir de um sonho, no qual a Santíssima Virgem Maria lhe pedia, insistentemente, que fundasse uma obra em benefício das meninas.

Este sonho pôde ser concretizado em Mornese, onde Dom Bosco conheceu a jovem Maria Domingas Mazzarello, que animava um grupo de jovens que se dedicavam à educação e evangelização das meninas daquela cidade.

Com isso, Dom Bosco fundou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, sendo Madre Mazzarello a co-fundadora e primeira Diretora do Instituto. E, por ser o ramo feminino da família religiosa fundada por Dom Bosco, as Filhas de Maria Auxiliadora são conhecidas, em todo o mundo, como “Irmãs Salesianas” ou “Salesianas de Dom Bosco”. O nome do Instituto foi escolhido porque as religiosas pertencentes a ele deveriam ser “um monumento vivo de gratidão a Maria”. O Instituto hoje conta com mais de 13.500 irmãs distribuídas em 94 nações, que atuam em Escolas, Centros de Formação Profissional, Casas-lares, Obras Socais e em Comunidades inseridas nas Paróquias.

As Filhas de Maria Auxiliadora estão presentes no Brasil desde 1892, com a fundação do Colégio Nossa Senhora do Carmo, na cidade de Guaratinguetá/SP. As primeiras Salesianas chegaram a Natal, em 1951, para fundar o Instituto Maria Auxiliadora.

SALESIANAS

Clique aqui e acesse o Site Oficial das Filhas de Maria Auxiliadora.