A Festa da Gratidão foi criada pela mãe de Dom Bosco, Margarida Occhiena (mamãe Margarida). Reunindo as crianças, adolescentes e jovens do oratório festivo, mamãe Margarida quis manifestar a Dom Bosco, o reconhecimento pelo trabalho por ele realizado na vida de tantos jovens de seu tempo.
 
A partir de então celebra-se a festa da gratidão todos anos nas casas das Irmãs Salesianas. Nos tempos de hoje, agradecemos ao Superior Geral – Ángel Fernándéz e Madre Geral Yvonne, sobretudo as Irmãs da nossa comunidade educativa (na pessoa da Ir. Elisabet) e a todos o que trabalham conosco.
 
A festa da gratidão Mundial, é celebrada no dia 26 de abril, porém, em cada comunidade, conforme a sua realidade, comemora-se nos meses finais (outubro, novembro, dezembro).
 
Com base no tema geral da festa da gratidão Mundial 2017, esse ano temos como tema: COM O CORAÇÃO (lugar do encontro com Deus) ORATORIANO (vem de oratório, local do encontro fraterno, da festa, dos ensinamentos e da alegria) SOMOS TODOS GRATIDÃO (somos todos gratos a Deus). Ou seja, com o coração festivo e feliz, reconhecemos as graças benevolentes de Deus sobre nós.
 
Portanto, no último sábado, dia 25/11, foi o dia reservado para agradecer a Deus com uma bonita celebração, as irmãs (que mantém vivo o carisma salesiano), aos funcionários e a todos que fazem parte da Família Auxiliadora.