“Há mais de vinte anos, lido com a prazerosa tarefa de incentivar estudantes a conhecerem melhor nossa língua. Não fossem as dúvidas que sempre surgiram em sala de aula, certamente este livro não seria lançado, pois ele é obra daqueles que sempre me incentivaram a pesquisar métodos de ensino-aprendizagem, a pensar em diferentes formas de dialogar com meu público na sala de aula e, mais recentemente, na TV, no rádio e nas redes sociais.
Sabemos que lutar com as palavras é uma luta vã, como nos ensinou o poeta. Mas é ela, a palavra, que nos possibilita inventar e reinventar o mundo, permitindo-nos expressar e organizar tudo aquilo que sentimos e somos. Certa vez, o poeta mexicano Octavio Paz disse: “A palavra é o próprio homem. Somos feitos de palavras. Elas são nossa única realidade ou, pelo menos, o único testemunho de nossa realidade”. 
 
É acreditando nisso que o intuito deste livro não é ser uma gramática, mas despertar a curiosidade sobre a língua portuguesa e dirimir dúvidas do dia a dia, com exemplos práticos e reais, colhidos – quase todos – da Internet. Espero que esteja claro que os exemplos do livro não expressam minha opinião, foram usados por serem atuais, propósito maior da obra. O desafio é fazer com que as regras da língua percam o caráter de mero cumprimento de uma obrigação escolar e passem a ser vistas como tão significativas quanto a presença da linguagem em nossas vidas. 
 
Em um mundo acelerado, no desenvolvimento de nossas atividades diárias, precisamos encontrar soluções práticas e seguras para dúvidas de linguagem.
 
Por isso, pretendemos que Língua.com seja, no mínimo, instigante e revele alguns dos prazeres envolvidos na língua portuguesa, que é viva e dinâmica.”
 
João Maria de Lima é Licenciado e mestre em Letras, autor de Desenrolando a Língua Portuguesa (2007) e Lições de Português Aplicadas ao Direito (2011), ambos esgotados, o professor João Maria tem larga experiência no ensino público e privado, na educação básica e ensino superior, áreas em que atua há mais de 20 anos. Atualmente, assessora e dá consultorias a secretarias de educação, profere palestras e ministra cursos de formação de professores. Além disso, dedica-se a coordenar o Conexão Enem, apresentando o programa de TV e editando o blog. Mantém uma iniciativa própria que fomenta o acesso de alunos de escolas públicas à educação de qualidade. E claro, é professor de nossa escola.