HOME IMANATAL

IMANATAL

Conheça quem somos e o que fazemos!

SOBRE NÓS

O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) foi fundado em 5 de agosto de 1872, na cidade italiana de Mornese, a partir do anseio de Dom Bosco em criar uma obra que pudesse realizar, entre as meninas, o trabalho educativo que já realizava entre os meninos. Tal anseio surgiu a partir de um sonho, no qual a Santíssima Virgem Maria lhe pedia, insistentemente, que fundasse uma obra em benefício das meninas.

Este sonho pôde ser concretizado em Mornese, onde Dom Bosco conheceu a jovem Maria Domingas Mazzarello, que animava um grupo de jovens que se dedicavam à educação e evangelização das meninas daquela cidade.

Com isso, Dom Bosco fundou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, sendo Madre Mazzarello a co-fundadora e primeira Diretora do Instituto. E, por ser o ramo feminino da família religiosa fundada por Dom Bosco, as Filhas de Maria Auxiliadora são conhecidas, em todo o mundo, como “Irmãs Salesianas” ou “Salesianas de Dom Bosco”. O nome do Instituto foi escolhido porque as religiosas pertencentes a ele deveriam ser “um monumento vivo de gratidão a Maria”. O Instituto hoje conta com mais de 13.500 irmãs distribuídas em 94 nações, que atuam em Escolas, Centros de Formação Profissional, Casas-lares, Obras Socais e em Comunidades inseridas nas Paróquias.

As Filhas de Maria Auxiliadora estão presentes no Brasil desde 1892, com a fundação do Colégio Nossa Senhora do Carmo, na cidade de Guaratinguetá/SP. As primeiras Salesianas chegaram a Natal, em 1951, para fundar o Instituto Maria Auxiliadora.

 

INSTITUTO MARIA AUXILIADORA



Missão

Educar evangelizando crianças, adolescentes e jovens, por meio de uma formação integral, fundamentada na Pedagogia Salesiana, para a construção de uma sociedade ética, solidária e participativa.

Visão

Tornar-se excelência na educação integral e transformadora, favorecendo o protagonismo da comunidade educativa Salesiana, na perspectiva da sustentabilidade organizacional e ambiental.

Metas

1.Ensino de qualidade. 2.Bondade e firmeza na disciplina. 3.Pastoral missionária e transformadora.


Pastoral Juvenil Salesiana

A pastoral juvenil é a realização inculturada da missão educativa, dom carismático expresso na experiência de Dom Bosco, de Maria Domingas Mazzarello e na tradição do Instituto. É o modo típico de manifestar a atenção da Igreja para com as jovens gerações, para que Cristo cresça em seus corações e se comprometam em uma cidadania ativa.

A pastoral juvenil se coloca no horizonte eclesial do anúncio do evangelho da alegria e da dimensão social da evangelização (Cf Evangelii Gaudium n. 176-258) no mundo atual. Isto implica uma conversão pastoral que se realiza quando a comunidade educativa se põe na escuta da realidade,  abre-se ao diálogo,  torna-se disponível a reler a vida à luz do encontro com Jesus e descobre novamente “os jovens, nossa terra santa”. Conheça mais sobre a Pastoral Juvenil Salesiana: http://pastoral.rsb.org.br/

Formação

Desde as origens, Dom Bosco e Maria Domingas Mazzarello tiveram um cuidado especial com a formação. Todas as etapas da formação das Filhas de Maria Auxiliadora são pensadas para responder às necessidades que emergem do pluralismo dos contextos e de situações culturais que estamos vivendo. Na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida seguimos as orientações do Projeto Formativo e do âmbito da Formação para realizar as diferentes etapas formativas.Desde as origens, Dom Bosco e Maria Domingas Mazzarello tiveram um cuidado especial com a formação. Todas as etapas da formação das Filhas de Maria Auxiliadora são pensadas para responder às necessidades que emergem do pluralismo dos contextos e de situações culturais que estamos vivendo. Na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida seguimos as orientações do Projeto Formativo e do âmbito da Formação para realizar as diferentes etapas formativas.

Comunicação Social

Desde as origens do Instituto das FMA, tanto Dom Bosco, quanto Madre Mazzarello possuía a intuição de que a Comunicação é algo de extrema importância no processo de educação e evangelização.

Vivendo hoje, um contexto de grandes mudanças, em que as tecnologias da comunicação são elemento do cotidiano de praticamente todas as pessoas, é essencial pensar os processos de Comunicação. É neste sentido que se pode pensar para além dos meios, buscando sempre comunicar vida, esperança e alegria.

 

Animação Missionária

O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora é, desde a sua origem, um Instituto missionário, seja a ação cotidiana em qualquer lugar que uma FMA se encontre, seja em uma missão específica a serviço da evangelização e educação dos jovens em terras distantes. Na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida temos Irmãs que são missionárias inter e ad gentes, realizamos também Missões Jovens na certeza de que todo cristão é chamado a “Ser Missionário”.

Familia Salesiana

D. Bosco, desde o início, foi propagando sua espiritualidade, com a intenção de envolver, contagiar, convocar outras pessoas e lança-las no campo da educação e evangelização: utopia de formar uma família, proporcional à vastidão e variedade dos empenhos e das competências, aberta a amplas influências, a diferentes participações na unidade da missão, de espírito, de método e com a multiplicação do potencial operativo.

A pertença se alimenta de um espírito comum, que orienta para uma extensa e complementar missão juvenil. A Família Salesiana é atualmente composta por 28 grupos de institutos de vida consagrada e associações de leigos.

 

NOSSA EQUIPE



ONDE ESTAMOS



Informações de Contato

TELEFONE

(84) 4006-4350


ENDEREÇO

Av. Hermes da Fonseca, 603 - Tirol - Natal/RN


EMAIL

ima@auxiliadoradenatal.com.br